"Life feels like a midnight ride..." - SOAD

4 de fevereiro de 2015

Opinião - "O Último Segredo", de José Rodrigues dos Santos

O Último Segredo
de José Rodrigues dos Santos
Edição: 2011
Páginas: 564
Editor: Gradiva
ISBN: 9789896164461
Colecção: Série Tomás Noronha # 5
Categoria: Ficção



Sinopse:


Uma paleógrafa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o Codex Vaticanus.

A polícia italiana convoca o célebre historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, e mostra-lhe uma estranha mensagem deixada pelo assassino ao lado do cadáver. A inspectora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma beldade italiana que convence Tomás a ajudá-la no inquérito. Mas a sucessão de homicídios semelhantes noutros pontos do globo leva os dois investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo que as transcendia.

Na busca da solução para os crimes, Tomás e Valentina põem-se no trilho dos enigmas da Bíblia, uma demanda que os conduzirá à Terra Santa e os colocará diante do último segredo do Novo Testamento.

A verdadeira identidade de Jesus Cristo

Baseando-se em informações genuínas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra excepcional como o grande mestre do mistério. Mais do que um notável romance, O Último Segredo desvenda-nos a chave do mais desconcertante enigma das Escrituras.


Confesso que estava um pouco renitente em ler este livro pois já tinha lido "A Fórmula de Deus" e fiquei bastante decepcionada. Forcei-me a lê-lo porque, no seu âmago, até me pareceu interessante e ainda bem que o fiz!

A história tem todos os elementos para um bom mistério apesar das personagens, por vezes, parecerem um pouco "tolinhas", diria mesmo de compreensão lenta, mas que acabam por dar o mote às tão detalhadas explicações científicas tão características do autor. O olhar critico e científico sobre a vida de Jesus faz-nos ponderar sobre tudo o que "sabemos" sobre a matéria e penso que foi bastante bem conseguido.

Quanto ao desvendar da trama foi surpreendente pois, durante toda a história, somos levados a assumir que conhecemos as personagens e que desvendámos as intenções do malfeitor mas, somente no final, nos apercebemos que, afinal, nem tudo o que parece, é. 

Após o lançamento deste livro, alguns representantes da Igreja vieram a público tecer largas criticas ao autor pela sua abordagem ao tema. No entanto, não encontrei qualquer motivo para tantos alarmismos. O autor não nega a existência de Jesus apenas sugere que a história encontrada na biblia possa não ser tão literal, algo que todos, crentes ou não, decerto há muito já se aperceberam. Mas isso já são outras conversas... 


É um bom livro que nos faz pensar.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário! :)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Seguidores

Também no Blogloving

Follow

Quem por cá passou

Este blogue não segue nem apoia o acordo ortográfico!
Todas as imagens e textos não feitos exclusivamente para este blogue, não me pertencem. Com tecnologia do Blogger.

Copyright © Gritos Mudos Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com