"Life feels like a midnight ride..." - SOAD

3 de abril de 2015

Opinião - "Quando estiveres triste, Sonha", de Elizabeth Berg

Quando estiveres triste, Sonha
de Elizabeth Berg
Edição: 2009
Páginas: 272
Editor: Bertrand
ISBN: 9789722519076
Colecção: Grandes Romances
Categoria: FicçãoRomance, Romance Histórico


"Bestseller do New York Times e escolha da Oprah"

Sinopse:

Kitty e Louise Heaney despedem-se dos respectivos namorados, Julian e Michael, que vão combater na Segunda Guerra Mundial. As irmãs Heaney sentam-se à mesa da cozinha, todas as noites, para escrever cartas: Louise, ao noivo; Kitty, ao homem de quem anseia ardentemente receber um pedido de casamento; e a terceira, Tish Heaney, a um grupo de homens, sempre diferente, que ela vai conhecendo nos bailes da United Service Organization. Nas cartas que as irmãs enviam e recebem, há imagens fugazes e íntimas da vida, tanto na frente de batalha, como em casa. Para Kitty, uma jovem confiante e voluntariosa, a partida do namorado e as lições que aprende sobre amor, resistência e guerra trarão uma surpresa e revelarão um segredo, levando-a a uma acção radical em nome das pessoas que ama, que transformará para sempre a família Heaney. As consequências perenes das escolhas que as irmãs fazem são o centro deste magnífico romance sobre o poder do amor e a força duradoura da família.
Não sou muito dada a romances e, por isso, tive as minhas dúvidas quando peguei neste livro. Mas algo me puxava para ele, talvez pelo período em que se desenrola a história, talvez pela ideia romanceada que tenho dos anos 40 na America que a mítica imagem da mulher com roupas operárias mostrando o seu músculo tão bem descreve ou, talvez, porque tinha mesmo de o ler. A razão não sei, mas lá peguei nele e o trouxe para casa. E ainda bem que o fiz!

O livro conta a história de três jovens irmãs, Kitty, Louise e Tish Heaney, que vêem as suas vidas e as de quem amam mudar radicalmente como consequência da II Guerra Mundial. Cada uma, apesar das suas personalidades tão distintas, têm o mesmo desejo: casar com as suas caras metades, constituir família e um lar, mas a guerra obriga-as a pôr de lado as suas fantasias quando os seus namorados são destacados para combater na Europa, os bens começam a ser racionados e o poder de compra passa a ser quase inexistente.
Pelo caminho descobrem as suas fraquezas e forças, abdicam de caprichos como um bonito vestido e arranjar as unhas tudo para ajudarem a sua família e o seu país, trabalhando nas fábricas de armamento durante o dia e, de noite, seguindo para os bailes organizados para os soldados e onde, mesmo cansadas, ofereciam uma dança e palavras de consolo e apoio aos valentes heróis que apenas pediam em troca as suas moradas para poderem trocar correspondência e tentar esquecer os horrores que viviam diariamente.
Deparadas com novas e tão estranhas realidades, também as suas opiniões, desejos e vontades acabam por mudar, mas há algo que nunca as abandonará e que as consola quando mais nada o consegue fazer - a capacidade de sonhar, de imaginar o amanhã em que tudo será melhor.

Encontramos pormenores íntimos, provavelmente vividos por milhares de pessoas, que não são tão conhecidos pelo público. Um vislumbre de outro ponto de vista, não aquele de quem esteve na frente de batalha, mas de quem ficou em casa a tentar manter a coerência e o equilíbrio no meio da loucura.

Um livro extremamente bem escrito com uma história de coragem e força que espelha a vida de uma família e da sociedade americana durante o flagelo da II GM e tudo o que dela adveio.

A Oprah recomendou e eu também! É, de facto, fantástico!

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário! :)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Seguidores

Também no Blogloving

Follow

Quem por cá passou

Este blogue não segue nem apoia o acordo ortográfico!
Todas as imagens e textos não feitos exclusivamente para este blogue, não me pertencem. Com tecnologia do Blogger.

Copyright © Gritos Mudos Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com