"Life feels like a midnight ride..." - SOAD

21 de agosto de 2015

Book Nerd Problems # 1 (Não necessariamente por esta ordem)

Já muito se falou e fala sobre livros, sobre a alegria que nos proporcionam, sobre as viagens e aventuras que nos oferecem, sobre as personagens e os sentimentos que nos apresentam, sobre o simples prazer que é ler. Afastam-se as neuras, os problemas e as preocupações enquanto estamos mergulhados nas suas páginas. O simples facto de ter um livro na mão e poder folheá-lo e cheirá-lo funciona quase como um calmante.
Mas nem tudo são rosas no mundo fantástico dos livrólicos. Há coisas que tiram qualquer um do sério mas, quando se trata de livros, o livrólico dentro de mim entra em acção e a coisa descamba rapidamente. É que se temos todas estas alegrias, também existe o outro lado onde as coisas já são menos fofinhas.
Não sei se também têm este tipo de dramas, provavelmente sim. Pelo menos quero acreditar que não acontece apenas comigo...

Começo, então, aqui o antro das desgraças com um dilema moral: a história não me está a prender a atenção, não consigo decidir se gosto do que estou a ler ou não, quero mandar o livro pela janela mas, ao mesmo tempo, há que dar uma chance à história, ou não.


Ora aqui está algo simples de resolver. Não gostas, arrumas o livro e passas ao seguinte, certo? Errado!!

Se há coisas que sempre odiei fazer foi deixar um livro a meio. Até hoje só o fiz umas três ou quatro vezes e foi mesmo por motivos de força maior, o que não invalida a leitura dos mesmos num futuro próximo (sim, sou masoquista a este ponto). 
Não sei porquê, mas fico sempre com a sensação de que a história irá ficar muito melhor nas páginas seguintes, que o final será arrebatador e a mensagem a passar irá compensar toda a palha que li nas páginas anteriores. Por norma nada disto acontece mas a minha curiosidade é sempre superior à sensação de peso nos olhos ou à vontade de querer mandar o livro ao ar e ir comer gelados como consolo.
Pior ainda: quando o livro tem classificações espectaculares, já ganhou diversos prémios ou o autor é consagrado e tu odeias cada parágrafo. Já não basta teres de engolir a história, ainda ficas a pensar "O que se passa comigo? Porquê que toda a gente gosta e eu não? O que me está a falhar?!". Sim, porque nestes casos não é o livro que é mau, és tu que não percebes nada de literatura, nem sequer sabes ler e só te apetece enrolar em posição fetal e chorar desalmadamente. É por estas e por outras que deixei de ligar às classificações do Goodreads...

E vocês, o que fazem quando não estão a gostar do livro? Largam tudo e esquecem ou obrigam-se a terminar a história?

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário! :)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Seguidores

Também no Blogloving

Follow

Quem por cá passou

Este blogue não segue nem apoia o acordo ortográfico!
Todas as imagens e textos não feitos exclusivamente para este blogue, não me pertencem. Com tecnologia do Blogger.

Copyright © Gritos Mudos Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com