"Life feels like a midnight ride..." - SOAD

14 de novembro de 2015

Lançamentos em Novembro (4ª Parte) - de 13 a 18

Ardenas 1944 - A Última Jogada de Hitler, de Antony Beevor

Lançamento a 13 de Novembro

Sinopse:
A Última Jogada de Hitler. Do autor de Estalinegrado, A Queda de Berlim e Paris Após a Libertação, entre vários outros, chega-nos o mais recente trabalho na série de grandes batalhas da Segunda Guerra Mundial. Ardenas 1944: A Última Jogada de Hitler conta a história da última tomada de posição da Alemanha. No dia 16 de Dezembro de 1944, Hitler deu início à sua «última jogada» nas florestas e desfiladeiros cobertos de neve das Ardenas. Estava convicto de que seria capaz de dividir os Aliados se fosse até Antuérpia para obrigar os canadianos e os britânicos a saírem da guerra. 

Embora os seus generais tivessem dúvidas sobre o êxito do empreendimento, os oficiais mais jovens e menos graduados estavam desesperados por acreditar que as suas casas e as suas famílias podiam ser salvas do Exército Vermelho, que se aproximava, vingador, de leste. Muitos exultavam perante a expectativa de contra-atacar. A ofensiva nas Ardenas, que envolveu mais de um milhão de homens, tornou-se a maior batalha da guerra na Europa Ocidental. 

As tropas americanas, apanhadas de surpresa, deram por si a lutar contra dois exércitos de Panzers. Os civis belas fugiram, justificadamente com receio da vingança alemã. O pânico espalhou-se até Paris. Muitos americanos desertaram ou renderam-se, mas muitos outros mantiveram-se heroicamente firmes, atrasando o avanço alemão. O inverno rigoroso e a selvajaria da batalha tornaram-na comparáveis à frente oriental.

E depois dos massacres das Waffen-SS, até os generais americanos deram a sua aprovação quando os seus homens mataram alemães que se rendiam. As Ardenas foi a batalha que quebrou finalmente a Wehrmacht.

Oblomov, de Ivan Gontcharov

Lançamento a 13 de Novembro

Sinopse:
Illiá Ilitch Oblomov, membro da velha aristocracia latifundiária, é um preguiçoso. Habituado, desde a mais tenra idade, a uma corte de criados que lhe satisfaziam todos os desejos e necessidades, agora, trintão, é incapaz de fazer seja o que for. Passa os dias na cama, enrolado num velho roupão, rebolando de um lado para o outro, enquanto traça grandiosos planos de exploração agrícola que nunca põe em prática. A Oblomov contrapõe-se Stoltz, o enérgico, vigoroso e empreendedor alemão, seu amigo de infância, que procura salvá-lo do atavismo em que mergulhou.

No entanto, e malgrado os seus esforços, o apelo do sono suplanta qualquer vontade de viver e Oblomov acaba mesmo por trocar o seu grande amor pelo conforto do colchão. Este romance é um épico da preguiça, uma epopeia da pantufa, e Oblomov, uma personagem grandiosa digna de figurar entre as maiores criações literárias, como Ulisses, D. Quixote ou Fausto.

Feliz Aniversário, de Danielle Steel

Lançamento a 13 de Novembro

Sinopse:
Apagar as velas. Dizer adeus ao passado. Pedir um desejo para o futuro. Valerie Wyatt é a rainha da elegância. Desde que se divorciou, há já bastante tempo, criou um programa de televisão com muito êxito e chegou ao auge da carreira. Vive numa penthouse da Quinta Avenida e tem uma vida cheia de estilo. Então, porque se sente tão deprimida? Porque nem todas aquelas horas que passa com o seu treinador pessoal, os cabeleireiros e cirurgiões plásticos conseguem camuflar a verdade: Valerie vai fazer sessenta anos. 

A sua filha, April, gasta todas as suas energias no restaurante original e bem-sucedido que gere em Nova Iorque. Não tem vida amorosa nem perspetivas de vir a ter uma. Mas a sua vida está prestes a mudar, numa tumultuosa transformação que começa na manhã em que tem consciência do seguinte: tem trinta anos. E o que fez da sua vida? Jack Adams é o crítico desportivo mais carismático da televisão. Doze anos depois da reforma, continua a sair com as jovens de vinte e tal anos mais bonitas. 

Mas Jake acorda no dia em que faz cinquenta anos cheio de dores nas costas, a sentir todo o peso da sua idade. Num livro caloroso e inspirador, que começa com um aniversário e termina com outro, Valerie, April e Jack descobrem que é a própria vida que se deve celebrar e que as suas maiores dádivas chegam sempre de surpresa...

A Sexta Extinção, de James Rollins

Lançamento a 13 de Novembro

Sinopse:
Será já tarde demais para parar a destruição da humanidade? Uma instalação de pesquisa militar envia uma mensagem angustiante, que termina com a ordem: matem-nos a todos! O pessoal da base mais próxima acorre ao local e encontra todos os elementos da equipa mortos, e não só os cientistas. Todos os seres vivos num espaço de oitenta metros quadrados estão mortos animais, plantas e insectos, incluindo as bactérias. A terra tornou-se inteiramente estéril, e o fenómeno está a espalhar-se. 

Com o intuito de parar o inevitável, o comandante Gray Pierce e a Força Sigma têm de descobrir uma ameaça que se ergue desde tempos remotos, de um tempo em que a Antárctida era verde e toda a vida na Terra se equilibrava no fio da navalha. Seguindo as pistas de um mapa ancestral resgatado da Biblioteca de Alexandria, a Força Sigma descobrirá a verdade acerca de um continente desaparecido e uma nova forma de morte enterrada sob quilómetros e quilómetros de gelo. 

De segredos milenares saídos de um passado gelado até aos mistérios enterrados bem fundo nas selvas mais sombrias dos nossos dias, a Força Sigma enfrentará o seu maior desafio de sempre: parar a eminente destruição.

A Hora Mágica, de Kristin Hannah

Lançamento a 13 de Novembro

Sinopse:
Um encontro extraordinário entre uma mulher e uma menina. Uma história de esperança que reinventa o conceito de família. No escarpado noroeste do Pacífico situa-se a Floresta Nacional Olímpica: perto de quatrocentos mil hectares de sombras impenetráveis e extraordinária beleza. Do coração desta floresta surge uma menina de seis anos. Sozinha e sem dizer uma palavra, não deixa transparecer nada acerca da sua identidade e do seu passado. A pedopsiquiatra Julia Cates regressa à sua Washington natal na sequência de um escândalo que lhe arruinou a carreira. A médica está decidida a libertar aquela extraordinária menina a que chama Alice da prisão de um medo e isolamento inimagináveis. 

Para tentar chegar a ela, Julia tem de descobrir a verdade acerca do passado da criança, embora para isso precise da ajuda da sua irmã, uma agente da polícia de quem ela se afastou. Os factos chocantes da vida de Alice vão pôr à prova a fé e a força de Julia, que tenta a todo o custo dar um lar à menina… e a si própria. Em A Hora Mágica, Kristin Hannah cria uma das suas personagens mais adoradas e uma história flamejante que fala da capacidade de resistência do espírito humano, do triunfo do amor e daquilo que significa ter um lar.

Bem-Vindos a Joyland, de Stephen King

Lançamento a 13 de Novembro

Sinopse:
Por detrás do brilho das luzes, escondem-se as trevas… Devin Jones, estudante universitário, aceitou o trabalho de verão em Joyland na esperança de esquecer a rapariga que lhe partiu o coração. Mas acaba por se deparar com algo muito mais terrível: o legado de um homicídio perverso, o destino de uma criança moribunda e verdades obscuras acerca da vida, e do que se lhe segue, que irão mudar para sempre a sua vida.

Uma história intensa de amor e perda, acerca de crescer e de envelhecer - e daqueles que não chegam a ter tempo para uma coisa nem para outra por serem ceifados pela morte antes disso. Com todo o impacto emocional das grandes obras de Stehen King JOYLAND é ao mesmo tempo um policial, uma história de terror e um romance de formação que deixará o leitor profundamente comovido.

A Mulher do Islamita, de Lagoas da Silva

Lançamento a 14 de Novembro

Sinopse:
As marcas que se agarram à mente tornam-se leituras lógicas de causa-efeito, num único sentido.
A mulher do islamita padecia dessas marcas. Travar os sentimentos fê-la viver a si e a todos os que a acompanhavam em agonia, tomando a fuga física e espiritual como solução.
Afastou-se das suas verdades e dos seus valores internos. Distanciou-se da sua essência propositadamente. Mary Watts não sabia como expressar-se, mas James Wood soube compreender, esperar e ter esperança de um dia tornar eterno o amor que sentia por ela.

Este Dia na História, de João Bonifácio

Lançamento a 16 de Novembro

Sinopse:
Uma viagem histórica pelos 365 dias do ano, em que se revisitam alguns dos eventos mais significativos de Portugal e do mundo.
A execução de Inês de Castro por ordem de D. Afonso IV, pai de D. Pedro, foi um dos momentos mais marcantes da História de Portugal. A descoberta de quatro luas de Júpiter por Galileu e o estabelecimento da primeira ligação telefónica transatlântica, que reduziu a distância de Nova Iorque para Londres, são eventos determinantes na História Universal. O que têm em comum estes acontecimentos tão diferentes, separados por séculos? A data em que ocorreram: 7 de Janeiro.
Tem curiosidade em saber que episódios históricos fundamentais ocorreram nas datas especiais da sua vida?
Com Este Dia na História poderá descobri-lo. Resultado de uma investigação cuidada do jornalista João Bonifácio, e escrito numa linguagem acessível, este livro mostra-lhe factos admiráveis ocorridos no mesmo dia e que juntam protagonistas tão diferentes como, por exemplo, Sophia de Mello Breyner, Charlie Chaplin, D. Afonso Henriques e Cristiano Ronaldo.
Este Dia na História é a leitura perfeita para todos os dias do ano. «Este livro não ambiciona ser uma História de Portugal e do Mundo, embora queira, de forma leve, recuperar os eventos mais importantes do nosso passado. (…) Se muitas entradas são sobre a História de Portugal, outras referem-se ao mundo todo - e versam conquistas e descobertas, invenções e figuras determinantes. (…) Que vos entretenha e que vos elucide, que complexifique a ideia que tinham de Portugal e do mundo, e que vos divirta tanto quanto me divertiu pesquisá-lo em livros e jornais antigos - é o que espero que este livro faça.»

Amizades Improváveis, de Jonathan Evison

Lançamento a 16 de Novembro

Sinopse:
Trevor é um jovem de 19 anos com distrofia muscular, limitado a uma cadeira de rodas. Ben, um homem que perdeu tudo, é o seu auxiliar de apoio domiciliário, e aos 39 anos já sabe bem onde começa e acaba a vontade de viver. Juntos irão descobrir as suas verdadeiras essências, numa viagem de autodescoberta capaz de mudar para sempre a forma como hão de viver o passado e o presente, e perspectivar o futuro.
Com uma escrita muito própria, dotada de energia, graça inteligente e momentos de absoluta beleza, Jonathan Evison conta-nos uma história inspiradora sobre encontros e desencontros, mágoa e superação, e sobre as surpresas da vida e suas incomensuráveis recompensas.
Um livro cativante, comovente e com sentido de humor agridoce, que vai ser adaptado ao cinema pela CBS Films em 2016.

A Conspiração dos Diamantes, de Cristopher Lowery

Lançamento a 17 de Novembro

Sinopse:
1974/5: Depois da Revolução dos Cravos, Portugal é transformado num estado comunista. Os capitalistas são perseguidos sem piedade e a colónia libertada de Angola mergulha numa das mais sangrentas guerras civis da história. 

As lendárias minas de diamantes angolanas são encerradas, mas não antes de um grupo de refugiados conseguir escapar com um conjunto das preciosas pedras. 

Nos seus futuros afigura-se riqueza e sucesso, mas um legado de vingança e ganância procura-os e, eventualmente, os encontrará passados mais de trinta anos, com consequências fatais…

Jonathan Strange & o Sr. Norrell, de Susanna Clarke

Lançamento a 17 de Novembro

Sinopse:
Há séculos, quando a magia habitava Inglaterra, houve um mago que se distinguiu entre todos os outros. Chamou-se Rei Corvo, foi criado por fadas e, como nenhum outro, soube conjugar a sabedoria desses seres com a razão humana. Só que tudo se alterará a partir do momento em que um rei louco e alguns poetas mais arrojados fazem com que a Inglaterra deixe de acreditar na magia. O que acontecerá até meados do século xix, quando o solitário Senhor Norrell, de Hurtfew Abbey, que faz andar e falar as estátuas de catedral de York, acredita que poderá ajudar o governo de Sua Majestade na guerra contra Napoleão. 

Já em Londres, Norrell encontrará Jonathan Strange, um jovem, rico e brilhante (mas também arrogante), que descobre por acaso que é um mago, tornando-se seu discípulo. Os feitos de ambos haverão de maravilhar a velha Inglaterra. Até ao momento, no entanto, em que a parceria, que parecia destinada ao sucesso, virará rivalidade. É que, fascinado pela figura sombria do Rei Corvo e atraído pela sua «insensata busca» por magias há muito esquecidas, Jonathan haverá de pôr em causa tudo o que Norrell mais estimava.

Jonathan Strange e o Sr. Norrell é, pois, um romance «elegante, mordaz e absolutamente arrebatador», envolvido em grande mistério e beleza, e que agarra o leitor até à última página.

Um Cisne Selvagem e Outros Contos, de Michael Cunningham

Lançamento a 17 de Novembro

Sinopse:
Nesta obra, as personagens e os símbolos de terras muito, muito distantes, nomeadamente figuras míticas das nossas infâncias, são transformados por Michael Cunningham em histórias sublimes de revelação. Uma maçã envenenada e uma pata de macaco com poder para mudar o destino, uma rapariga cujo cabelo extraordinariamente comprido é fonte de malefícios, um homem com um braço humano e uma asa de cisne, uma casa na floresta, construída com gomas e pão de gengibre, cobertura de baunilha e caramelo. A Besta está à nossa frente na fila de pagamento de uma loja de conveniência, a comprar tabaco, enquanto o seu sorriso voraz se abre para o caixa. Um homem preguiçoso prefere viver na cave da mãe a procurar um emprego, até ao dia em que troca uma vaca por um punhado de feijões mágicos. Esta obra traz-nos também os momentos que os nossos contos de fadas esqueceram ou omitiram deliberadamente: os anos depois de o feitiço se quebrar, o momento de êxtase em que um milagre inesperado se opera ou o destino de um príncipe apenas parcialmente libertado de uma maldição.

Soberba Ilusão (Livro 3), de Andreia Ferreira

Lançamento a 17 de Novembro

Sinopse:
O fim está próximo, mas Carla não sabe. Depois da morte de Raquel, sente-se, mais do que nunca, desamparada. Concentra-se no próximo passo: expulsar o demónio Rita da sua vida de uma vez por todas. Porém, o anjo tem um plano, os demónios querem-na morta, amigos aliam-se com inimigos, e até aqueles em quem ela mais confia escondem segredos. Ela é o alvo, mas são os outros que tombam à volta dela. Tomar decisões não é tarefa fácil. Quem é aliado, quem é inimigo? Até onde vai o nosso dever para o bem maior, quando a vida de quem amamos está em jogo? Na excitante conclusão da trilogia, iniciada com Soberba Escuridão, Carla enfrenta o seu destino - as hordas do Céu e do Inferno parecem determinadas a utilizá-la quer ela queira quer não.

Marquês de Pombal - Ascenção e Queda, de Kenneth Maxwell

Lançamento a 18 de Novembro

Sinopse:
Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal é, sem dúvida, uma das figuras maiores da História de Portugal.
Neste livro, o prestigiado historiador Kenneth Maxwell traz-nos um retrato do homem e do controverso estadista que governou Portugal entre 1750 e 1777. Admirado e repudiado é recordado, pela sua acção fundamental na reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755, pelas suas reformas económicas, sociais, e no campo da educação, pela criação da primeira região vinícola demarcada do mundo, mas também por ter reforçado o poder da Coroa enquanto secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I. Governou com pulso de ferro, reprimindo o povo, mandando executar o duque de Aveiro, encarcerando muitos outros nobres e expulsando os Jesuítas do Reino e domínios ultramarinos.
Depois da morte de D. José em 1777, e com a subida ao trono de D. Maria I, o Marquês de Pombal é afastado e cai em desgraça, acusado de corrupção, abuso de poder e outros tipos de fraudes. Defendeu-se com firmeza, alegando que havia agido sempre por delegação da autoridade real. A rainha acabou com o processo, declarando-o merecedor de um «castigo exemplar», mas graças à sua idade avançada e estado de saúde, não se aplicaria qualquer pena.
Sebastião José de Carvalho e Melo morreu em 1782. Cinco anos depois de ter sido obrigado a abandonar o poder, mas a sua herança política chega aos dias de hoje.

O Rapaz que Venceu Salazar, de Jacinto F. Matias

Lançamento a 18 de Novembro

Sinopse:
A AVENTURA IMPROVÁVEL DE QUATRO AMIGOS QUE QUISERAM DERRUBAR A DITADURA

Na década de 1960, numa pequena vila alentejana, quatro amigos encontram-se secretamente para jogar à sueca, comer, beber e ouvir a Rádio Moscovo e a BBC. Zé Maria, Carapau, Tonico e Martinho Lutero discutem política, gastronomia, mulheres e a vida. Sem que o saibam, há um espião que regista tudo o que dizem, pondo o grupo em perigo num tempo em que a ditadura, abalada por uma guerra colonial e pelas tentativas de derrube do regime, começa a apertar o cerco com a acção dos informadores e dos agentes da PIDE.

EM TEMPOS DE DITADURA, UMA CRIANÇA OUSOU ENGANAR A PIDE

Um romance pleno de humor e de ternura sobre a vivência da ditadura e da Guerra Colonial numa pequena vila do interior alentejano, e sobre as criativas formas da subversão possível de quem nunca se rendeu. É também a interrogação de uma geração sem saudosismos nem ilusões sobre o testemunho que deixou desse tempo e sobre o tempo que lhe sucedeu. Capta magistralmente o espírito de uma época numa história com ecos de policial, em que os pequenos eventos e a vida quotidiana de uma vila perdida no mapa se tornam grandiosos, tecendo assim um retrato sobre a amizade e a dignidade, mas também celebrando aqueles que, anónimos, e arriscando perder tudo, tentaram ser livres.

No Coração do Mar, de Nathaniel Philbrick

Lançamento a 18 de Novembro

Sinopse:
No verão de 1819, o baleeiro Essex partiu de Nantucket para mais uma expedição de caça à baleia. Quinze meses depois, o impensável aconteceu: numa região remota do Pacífico Sul, um cachalote de enormes proporções provocou o naufrágio do Essex. A tripulação de vinte homens refugiou-se em três botes salva-vidas rumo à América do Sul, numa jornada épica pela sobrevivência. Três meses depois, os oito tripulantes que continuavam vivos foram encontrados à deriva. Para sobreviver, usaram todos os recursos, inclusive o canibalismo.
No Coração do Maré um relato empolgante de um naufrágio tão relevante no seu tempo como o do Titanic actualmente. A aventura do Essex inspirou Herman Melville a escrever o clássico Moby Dick.

A Juventude, de Paolo Sorrentino

Lançamento a 18 de Novembro

Sinopse:
O MUITO AGUARDADO NOVO FILME DE PAOLO SORRENTINO, AUTOR DE A GRANDE BELEZA

A amizade, o desejo, a arte, a aventura de dois amigos que desafiam a passagem do tempo.
Num hotel e spa de luxo nos Alpes suíços, os amigos octogenários Fred Ballinger e Mick Boyle reflectem sobre as suas vidas preenchidas e bem-sucedidas como compositor e realizador de cinema, acompanhados por um conjunto de outros hóspedes excêntricos e interessantes, que incluem uma lendário futebolista sul-americano, um famoso actor californiano e uma Miss Universo reinante. Ballinger está simplesmente a desfrutar a reforma, mas Boyle encontra-se a trabalhar com cinco argumentistas no seu último filme, que espera vir a ser a sua obra-prima.
Só depois de se reconciliarem com as suas musas e as suas memórias, e de fazerem as pazes com a velhice, podem os dois amigos avançar, embora com consequências inesperadas para eles… e também para nós.

A Alvorada dos Deuses, de Filipe Faria

Lançamento a 18 de Novembro

Sinopse:
No inverno de 1477, Berardo de Varatojo, padre franciscano estigmatizado, viaja para a distante Thule (Islândia) em busca de respostas para a sua crise de fé. Contudo, acaba raptado por desconhecidos antes de as conseguir encontrar, e os seus captores afirmam ser deuses, os sete destinados a sobreviver a um Crepúsculo dos Deuses de que nunca ouvira falar. Aqueles que Berardo toma por feiticeiros pagãos confessam-se numa encruzilhada, culpando o Deus cristão pelo seu dilema, e, segundo eles, o franciscano é precisamente a chave para a sua salvação, embora ele não consiga sequer conceber como.

Guia Astrológico para os Corações Partidos, de Sílvia Zuca

Lançamento a 18 de Novembro

Sinopse:
As estrelas não mentem… Os homens sim. A comédia romântica do ano.
Com 30 anos, solteira (não por escolha) e com um emprego que oferece poucas perspectivas, Alice encontra um jovem actor convencido que conhece o segredo para o sucesso: a astrologia. Ainda que céptica, decide tentar e começa a sair com homens de signos do zodíaco compatíveis com o seu. Pouco a pouco, Alice descobre que talvez o verdadeiro amor não esteja sempre escrito nas estrelas…

As Reencarnações de Pitágoras, de Afonso Cruz

Lançamento a 18 de Novembro

Sinopse:
Esta é uma recolha e um resumo poético de algumas das vidas que Pitágoras viveu ao longo dos séculos, entretecendo várias das suas mais notáveis transmigrações, num caleidoscópio de personalidades, ângulos e cores, demonstrando que cada ser humano contém em si toda a humanidade.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário! :)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Seguidores

Também no Blogloving

Follow

Quem por cá passou

Este blogue não segue nem apoia o acordo ortográfico!
Todas as imagens e textos não feitos exclusivamente para este blogue, não me pertencem. Com tecnologia do Blogger.

Copyright © Gritos Mudos Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com