"Life feels like a midnight ride..." - SOAD

28 de abril de 2016

Lançamentos em Abril (1ª Parte)

O Segredo Mais Bem Guardado, de Jeffrey Archer

Lançamento a 1 de Abril - COMPRAR

Sinopse:
1945. Na Câmara dos Lordes, a votação para a atribuição da fortuna dos Barrington acabou em empate. Harry regressa à América para promover o seu novo romance, ao passo que a sua amada Emma parte à procura da menina que foi encontrada abandonada no gabinete do seu pai na noite em que ele foi assassinado. Quando chegam as eleições gerais, Giles Barrington tem de defender o seu lugar na Câmara dos Comuns e fica horrorizado ao descobrir que os conservadores decidem ficar contra ele. Mas é Sebastian Clifton, filho de Harry e Emma, que acaba por influenciar o destino do tio. Em 1957, Sebastian ganha uma bolsa de estudo para Cambridge, e assim entra em cena uma nova geração da família Clifton. Depois de ser expulso da escola, Sebastian é apanhado numa fraude internacional de obras de arte que envolve uma escultura de Rodin que vale muito mais do que a soma conseguida em leilão. Será que ele se torna milionário? Irá Cambridge? Correrá perigo de vida? O Segredo Mais Bem Guardado responde a todas estas perguntas, mas levanta muitas mais...
Uma Sombra Sobre Florença, de Sylvain Reynard

Lançamento a 1 de Abril - COMPRAR
Sinopse:
Do autor do bestseller O Inferno de Gabriel, chega-nos agora a antecipada sequela de Raven - Noites de Florença, um romance sensual sobre a relação perigosa e inebriante de Raven e William. O Príncipe voltou, professando o seu amor por Raven Wood, que terá de tomar uma decisão difícil: permitir que o Príncipe vingue o passado que ainda a atormenta ou persuadi-lo a deter-se. Mas há muito mais em jogo do que apenas o coração ou os sentimentos de Raven: uma sombra abateu-se sobre a cidade de Florença. O inspector Batelli mantém-se incansável na busca pela ligação de Raven ao roubo de obras de arte de valor incalculável da Galeria Uffizi. E, enquanto o Príncipe persegue um traidor que o ilude a cada passo que dá, torna-se ele próprio alvo de um inimigo mortal… Serão capazes de ganhar esta batalha? Uma coisa é certa, o seu amor terá de permanecer secreto, caso contrário estarão ambos em grande perigo.

Uma Velha e o Seu Gato e a História de Dois Cães, de Doris Lessing

Lançamento a 1 de Abril - COMPRAR

Sinopse:
Dois dos mais emblemáticos contos de Doris Lessing, Nobel da Literatura. Era célebre a sua paixão pelos animais, especialmente os gatos, bem patente nestas duas histórias. Em Uma Velha e o Seu Gato, uma mulher de sangue cigano, agora velha, viúva, com pouco contacto com os filhos adultos, vai-se lentamente desligando do mundo, das normas sociais e da convivência com os outros. A sua grande companhia é o seu gato, com quem se vai tornando cada vez mais selvagem e mais afastada dos outros humanos. Em História de Dois Cães, Doris Lessing narra a fascinante amizade entre dois cães, até ao fim da vida de ambos. Um é morto a tiro por roubar ovos, o outro, envelhece e entristece com a perda do amiga e acaba por ser posto a dormir.
Shakespeare - O mundo, um palco, de Bill Bryson

Lançamento a 1 de Abril - COMPRAR
Sinopse:
O mundo, um palco. Apesar de ser matéria de estudo e interesse por parte de historiadores, curiosos e leitores, a vida e o percurso de Shakespeare continuam rodeados de mitos. Com toda a clareza e precisão, Bill Bryson tenta desvendar o homem por detrás da confusão de factos dispersos que compõem o retrato de William Shakespeare. Bryson percorre os esforços dos primeiros estudiosos até às teorias dos académicos mais sonantes da atualidade, incluindo os mais excêntricos, como Delia Bacon, que afirma que a obra que conhecemos como sendo da autoria de Shakespeare foi na realidade escrita por Francis Bacon. Num registo que nos documenta as viagens e situações que viveu enquanto reunia o material necessário para o livro, Bryson exalta e homenageia William Shakespeare, um dos escritores mais geniais de sempre. E ninguém beneficia mais da perspicácia, o cepticismo e brilhantismo de Bryson do que o próprio Shakespeare.

Guerra - Para Que Serve, de Ian Morris

Lançamento a 1 de Abril - COMPRAR 

Sinopse:
Em Guerra! - Para que Serve?, Ian Morris, narra a emocionante e terrível história de quinze mil anos de guerra, indo além das batalhas e da brutalidade para revelar aquilo que a guerra fez realmente de e para o mundo. Na Idade da Pedra, as pessoas viviam em sociedades pequenas e rivais, sendo que uma em dez ou até mesmo uma em cada cinco iriam, muito provavelmente, morrer violentamente. No século XX, por outro lado, apesar de duas guerras mundiais, Hiroxima e o Holocausto, menos de uma pessoa em cem morreram violentamente. A explicação: a guerra, e só a guerra, criou sociedades maiores e mais complexas, com governos que têm travado a violência interna. Estranhamente, a matança tornou o mundo mais seguro, e a segurança que daí surgiu permitiu que as pessoas tornassem o mundo num local mais rico. Morris sugere ainda, depois do estudo de quinze mil anos de violência, que o próximo meio século vai ser o mais perigoso de todos os tempos. Se conseguirmos sobreviver, o antigo sonho de acabar com a guerra pode vir a concretizar-se - mas apenas se entendermos o que a guerra tem trazido de bom e percebermos onde isso nos vai levar a seguir.

A Filha de Estaline, de Rosemary Sullivan

Lançamento a 1 de Abril - COMPRAR

Sinopse:
A escritora premiada Rosemary Sullivan apresenta uma biografia reveladora de Svetlana Alliluyeva, uma mulher condenada a viver na sombra do pai, o ditador soviético Josef Estaline. Nascida em 1926, Svetlana Alliluyeva passou a juventude no Kremlin, enquanto o poder do pai e o da União Soviética cresciam sem cessar. Oitenta e cinco anos depois, morreu, sozinha e sem dinheiro, numa zona rural do Wisconsin, como Lana Peters. Reveladas aqui pela primeira vez, as inúmeras vidas da filha de Josef Estaline são um retrato fascinante de uma mulher que fugiu para o outro lado do mundo para escapar ao destino que lhe coube por nascimento. Svetlana foi protegida da fome que matou milhões de pessoas e do assassínio em massa que o seu pai infligiu à União Soviética, mas não foi imune à tragédia. Perdeu quase todos os que amava, incluindo a mãe, que se suicidou, e as purgas impiedosas ordenadas pelo pai reclamaram a vida de tias e tios e afectaram a do seu amante, que foi exilado para a Sibéria. Depois da morte do pai, Svetlana descobriu a dimensão da sua crueldade. Rejeitando o controlo que o Kremlin continuava a exercer sobre a sua vida, chocou o mundo, ao desertar para os Estados Unidos, no auge da Guerra Fria, deixando para trás dois filhos. Todavia, na América, só a esperavam mais desgostos...
Uma Viscondessa Fascinante, de Jennifer Haymore

Sinopse:
Um novo romance erótico de Jennifer Haymore e que com grande romantismo nos prende desde a primeira página.
Apanhado entre a Coroa que jurou servir e a mulher que começou a amar, Sam arriscará o coração - e a vida - para mantê-la em segurança.

Sobre a Finitude, de Günter Grass


Sinopse:
Subitamente, e contrariando todas as afrontas da velhice e da «finitude», quase tudo parece tornar-se, de novo, possível: cartas de amor, monólogos, dramas ciumentos, cantos do cisne, sátiras sociais e instantes de felicidade sucedem-se no papel. Subitamente, a prosa breve e ritmada encontra um eco polifónico numa épica sucessão de poemas exuberantes ou concisos e surpreendentes. Subitamente, assistimos a um alegre desdobrar de sentidos e narrativas que o desenhador completa ou complementa.
Só um artista amadurecido, que repetidamente escapou à morte, pode abordar estes temas de forma tão triste e astuta, tão sábia e sensata, sem nunca abdicar da sua combativa vitalidade.
Grass oferece-nos aqui um comovente conjunto de pequenas narrativas cristalizadas em miniaturas artísticas que se manifestam no presente. Em Sobre a Finitude o Prémio Nobel da Literatura cria, através de uma fascinante e recíproca dinâmica entre poesia, prosa e ilustração, a sua derradeira obra de arte.
A Gloriosa Família, de Pepetela

Sinopse:
A gloriosa família é constituída por Baltazar Van Dum (um flamengo que trafica escravos), a sua esposa africana e os seus vários filhos (oito do casamento e um número incerto de «filhos do quintal», resultado da união com escravas da casa). Mas a gloriosa família do título não é apenas a de Baltazar. É a sociedade angolana como um todo, da qual a família Van Dum é apenas um paradigma.
Misturando ficção e factos históricos, A Gloriosa Família é a recriação de um episódio da história de Angola, mais precisamente os sete anos (de 1642 a 1648) que durou a ocupação holandesa. Uma narrativa irónica e crítica, surpreendentemente narrada por um escravo mudo e analfabeto, que revela que muitas são as histórias por detrás da História.

Francamente, Frank, de Richard Ford


Sinopse:
Trinta anos depois de O Jornalista Desportivo, a que se seguiram O Dia da Independência e A Pele da Terra, Richard Ford traz-nos de volta o icónico Frank Bascombe, ex-agente imobiliário agora à beira dos setenta anos e a viver em Haddam, um subúrbio de New Jersey, no rescaldo do furacão Sandy.

E é através de Bascombe - um tipo irónico, blasfemo, sábio e não raro politicamente incorrecto - que mergulhamos nas aspirações, pesares, sucessos e fracassos da vida americana nos primórdios de um novo século. Fazendo renascer uma das personagens mais indeléveis e provocadoras da literatura americana contemporânea e tendo como pano de fundo a desolação plantada pelo Sandy, que varreu casas, zonas costeiras e colheu inúmeras vidas, Richard Ford traça um perfil da América do nosso tempo, desde o racismo ao colapso do mercado imobiliário.

Lueji, O Nascimento de um Império, de Pepetela

COMPRAR 

Sinopse:
Em Lueji, o Nascimento de Um Império, Pepetela constrói uma narrativa original, duas histórias cruzadas que revelam duas mulheres, Lu e Lueji, separadas uma da outra por quatro séculos de História, mas unidas numa mesma trajectória: o confronto com o mundo e a busca da identidade. É por meio dessa intersecção, que extrapola os próprios limites do tempo na prosa, que o autor tece a História de Angola. E as lacunas deixadas pelo mito, pelo saber colonial e pela tradição oral são preenchidas pela fascinante ficção de Pepetela.

O Amor em Lobito Bay, de Lídia Jorge


Sinopse:
Todos os contos reunidos neste livro têm vários elementos em comum: a acção decorre num espaço longínquo, a narrativa desenvolve-se em torno de uma revelação demolidora, a memória funciona como uma catarse que o tempo se encarrega de prolongar de modo a não poder ser esquecida.
Como no primeiro conto, O Amor em Lobito Bay, que dá título ao volume, em todos existe uma história de amor, no sentido mais amplo do termo, que entrecruza a experiência da confiança na vida com o desconcerto do mundo. E à imagem da criança que deseja comer o coração de uma andorinha, em todos os outros contos ocorre a experiência de uma decepção inaugural transformada em sabedoria.
São contos de persistência, memória de momentos, breves momentos de relâmpago, durante os quais a luz ilumina demais, e algo se esclarece para sempre, ainda que a sombra nunca se esgote. É sob essa luz transfiguradora que as crianças expõem os limites da sua inocência, jovens lutam contra a desordem do mundo para além do improvável, mulheres e homens perto da velhice recriam sonhos audazes, poetas descobrem, a meio da noite, os limites frágeis da humanidade. São contos sobre a marcha humana que não pára de reiniciar continuamente os seus primeiros passos.
Gramática do Medo, de Maria Manuel Viana e Patrícia Reis


Sinopse:
Amigas inseparáveis, Mariana e Sara partilham tudo desde que se conhecem (um curso de teatro e cinema, uma carreira difícil, amigos, ex-namorados, dinheiro e um quotidiano nem sempre fácil), até ao dia em que uma delas desaparece, misteriosamente, durante um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Poucas são as pistas que deixa atrás de si mas, numa demanda que a irá levar a correr mais de metade da Europa, Sara tenta encontrá-la. O que vai descobrindo leva-a a perceber que, afinal, há muita coisa na vida da amiga que desconhece. Porque desapareceu Mariana, que fantasmas a perseguiam, do que quis fugir? Numa viagem simultaneamente interior e geográfica, esta é também a história do desaparecimento do sujeito na civilização actual, da dissociação da vida comum, da fragmentação da memória e da ténue fronteira entre ficção e realidade.
A Livraria dos Finais Felizes, de Katarina Bivald

Sinopse:
Se a vida fosse um romance, o da Sara certamente não seria um livro de aventuras. Em vinte e oito anos nunca saiu da Suécia e nenhum encontro do destino desarrumou a sua existência. Tímida e insegura, só se sente à vontade na companhia de um bom livro e os seus melhores amigos são as personagens criadas pela imaginação dos escritores, que a fazem viver sonhos, viagens e paixões. Mas tudo muda no dia em que recebe uma carta de uma pequena cidade perdida no meio do Iowa e com um nome estranho: Broken Wheel. A remetente é uma tal Amy, uma americana de 65 anos que lhe envia um livro. E assim começa entre as duas uma correspondência afectuosa e sincera. Depois de uma intensa troca de cartas e livros, Sara consegue juntar o dinheiro para atravessar o oceano e encontrar a sua querida amiga. No entanto, Amy não está à sua espera, o seu final, infelizmente, veio mais cedo do que o esperado. E enquanto os excêntricos habitantes, de quem Amy tanto lhe tinha falado, tomam conta da assustada turista (a primeira na história de Broken Wheel), Sara decide retribuir a bondade iniciando-os no prazer da leitura. Porque rapidamente percebe que Broken Wheel precisa de um pouco de aventura, uma dose de auto-ajuda e, talvez, um pouco de romance. Em suma, esta é uma cidade que precisa de uma livraria. E Sara, que sempre preferiu os livros às pessoas, naquela aldeia de poucas gente, mas de grande coração, encontrará amizade, amor e emoções para viver. E finalmente será a verdadeira protagonista da sua vida.

Teoria Geral do Esquecimento, José Eduardo Agualusa


Sinopse:
Luanda, 1975, véspera da Independência. Uma mulher portuguesa, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue uma parede separando o seu apartamento do restante edifício - do resto do mundo. Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer.
Teoria Geral do Esquecimento é um romance sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção.
O Segredo de Cibele, de Juliet Marillier


Sinopse:
Inspirado no conto de fadas As Doze Princesas Bailarinas, este segundo livro da série está repleto de elementos portugueses - uma das personagens principais é um português - Duarte Aguiar - e tem canções portuguesas.
Juliet Marillier é uma das autoras de maior sucesso a nível mundial no género Fantasia. Em Portugal tem um público muito fiel.
As Coisas que os Homens me Explicam, de Rebecca Solnit

Sinopse:
A ferramenta de que todos precisamos para encontrar algo que quase estava perdido. Conjunto de textos em que a desigualdade de género é analisada através de diferentes manifestações de violência contra as mulheres, facilmente observáveis mas quase sempre desvalorizadas pela sociedade em geral. Começando pelo tratamento condescendente até ao silenciamento das mulheres: a descredibilização, a exploração, a agressão física, a violência, a morte. Solnit começa por contar um episódio cómico, em que um homem lhe explica um livro que não leu e que foi ela que o escrevera. Este episódio deu origem a um texto postado no blogue «TomDispatch» e teve uma repercussão enorme. Foi assim cunhada a palavra mansplain para a situação em que os homens explicam às mulheres coisas que elas sabem e que eles não sabem, chegando a ser considerada a palavra do ano em 2013. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário! :)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Seguidores

Também no Blogloving

Follow

Quem por cá passou

Este blogue não segue nem apoia o acordo ortográfico!
Todas as imagens e textos não feitos exclusivamente para este blogue, não me pertencem. Com tecnologia do Blogger.

Copyright © Gritos Mudos Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com